03/10/2008 13h02
CONHEÇA MONTEVIDEO
Inspirado pelo jogo de Futsal da República Tcheca com o Uruguai no Campeonato Mundial de Futsal, decidi escrever algumas linhas sobre Montevideo, esta esquecida cidade sul-americana tão perto de nós.
Gosto de Montevideo. Identifico nela um clima estranho, nostálgico e poético, em suas ruas, avenidas e parques cercados de prédios antigos, marcadamente em arquitetura art-nouveau do início do século XX, do qual o melhor exemplo é o Palácio Salvo, na Plaza de La independencia.
Não espere encontrar em Montevideo o clima frenético de cidades como Buenos Aires ou São Paulo. Não, ali o tempo parece transcorrer de forma diferente, onde você tem a impressão de poder tocar o passado e deixar de fora a correria e porque não mesmo dizer, o fausto, por vezes excessivo, de cidades economicamente mais pujantes.
Mas Montevideo tem charme. Ao menos assim penso. Vale a pena - e como - ir ao Mercado Del Puerto, verdadeiro templo gastronômico, e nos balcões dos muitos quiosques e restaurantes, tomar uma dose de Roldós, uma espécie de licor, de receita exclusivamente uruguaia, e simplesmente delicioso. mas para tomar o bom Roldó vá exclusivamente à Casa Roldós, porque existem imitações não tão boas.
Lugar alegre e multi colorido, lá você pode optar opor excelentes pratos de frutos de mar ou uma maravilhosa parrilada, devidamente acompanhado pelas deliciosas e geladas cervejas uruguaias (todas são ótimas, tanto a Patrícia, como a Pilsen e a Norteña, embora eu prefira a primeira). Para frutos do mar, o mais indicado é o restaurante El Palenque, que tem mesas na varanda externa do Mercado
Andar de carro pelas Ramblas, avenidas largas ao longo do Rio da Prata que, aqui, parece o mar. Perto das Ramblas, fica o Shopping Punta Carretas, ótima opção de compra, principalmente para os homens, que lá podem encontrar ternos de grife (Christian Dior e outros) por, no mínimo, metade do preço praticado no Brasil.
Não deixe de visitar o Teatro Solis que é muito bonito e tem sempre um bom espetáculo em cartaz por preços bem acessíveis. Dê uma caminhada pela Avenida 18 de Julio, artéria principal da cidade, cheia de movimento, lojas, cafés e boas livrarias. Aliás, por falar em livrarias, caso você tenha facilidade em ler em espanhol, peça um livro do autor Juan Carlos Onetti, uruguaio e um dos mais importantes autores latino-americanos de todos os tempos. Dele recomendo o romance El Astillero.
Melhor ficar em um hotel no centro antigo. As opções são variadas, desde o mais caro, que é o Radisson, até opções medianas, como o Holliday Inn e o Hotel Europa. Ainda no centro, na Calle Colonia, proxíma ao Hotel Holliday Inn, visite uma octogenária confeitaria chamada Oro Del Rhin, com bons cafés e doces (indico o nosso 'sonho' que é delicioso).
Recentemente, Montevideo, no trecho chamado de Ciudad Vieja (foto acima) foi cenário do filme Ensaio da Cegueira, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, baseado no romance de José Saramago.
Este é um resumo de Montevideo e um convite a quem o ler para ir até lá. No mais, como diria Caetano Veloso, lá estão 'as ramblas do planeta".
Boa viagem!
Publicado por alexandre gazineo em 03/10/2008 às 13h02